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Frio: adversário ou aliado do corredor? Performance depende da temperatura

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Para o indivíduo em repouso, o conforto térmico varia entre 20 e 24oC. Já durante a corrida, quando o corpo produz calor, o auge da performance varia entre 10 e 15oC

As baixas temperaturas podem ser tanto aliadas quanto adversárias de corredores. Tudo depende da temperatura ambiente que o atleta vai enfrentar. Existe uma faixa de temperatura que é definida como de neutralidade térmica, ou seja, uma temperatura ambiente que não exigiria nem lutar contra o frio nem contra o calor. Esta temperatura é entre 20 e 24 graus Celsius. Entretanto, esta definição vale para o indivíduo em repouso.

Última atualização em Ter, 04 de Agosto de 2015 15:50

Resfriar o corpo antes de se exercitar pode melhorar desempenho no treino

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Pesquisadores da Universidade do Texas avaliaram a diferença na perfomance de atletas durante a prática de atividades físicas realizadas em ambiente frios e quentes

temperatura ambiente tem grande influência natolerância ao exercício. As baixas temperaturas podem provocar queda na performance, inclusive precipitando muitas vezes uma maior incidência delesões e prejudicando o rendimento.

Última atualização em Ter, 21 de Julho de 2015 15:33

Estudo mostra que consumir cafeína ajuda a aumentar a força muscular

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Pesquisa realizada nos EUA conclui que efeito acontece porque a substância melhora o mecanismo de recrutamento das unidades motoras dos músculos esqueléticos


Um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Mississipi nos EUA e publicado em junho na revista oficial do Colégio Americano de Medicina Esportiva mostra a ação da cafeína no sistema nervoso central e periférico que altera a percepção subjetiva de esforço, aumentando a capacidade dos músculos esqueléticos de gerar força.

Última atualização em Qui, 16 de Julho de 2015 16:23

Gelo ameniza inchaço de lesões, mas pode atrasar a recuperação muscular

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Muito utilizado, método vem sendo questionado por impedir a atuação das células inflamatórias, que promovem a recuperação dos tecidos lesionados

 

gelo é amplamente utilizado em lesõesdores musculares. Porém, recentemente, descobertas começaram a questionar se ele realmente faz bem.

Como alguns assuntos são praticamente tabus, e falar “mal” de certos métodos gera bastante ceticismo (como quando começamos a dizer que o alongamento antes da corrida não previne lesão), não vou usar minhas palavras e, sim, as do Dr. Gabe Mirkin. Em 1978, ele foi o primeiro a dizer que gelo era bom. Em uma tradução livre de seu blog:

Última atualização em Dom, 12 de Julho de 2015 21:59

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